sábado, 21 de março de 2015

Biblioteca Virtual - Educação Contemporânea

CURRÍCULO, PERSPECTIVAS E PARADIGMAS

TEXTO 1 - GALLO, Sílvio. Currículo: entre disciplinaridades, interdisciplinaridades... e outras ideias. In: SILVEIRA, Érico da (org.). Currículo: conhecimento e cultura – Programa Salto para o Futuro. Ministério da Educação, Secretaria da Educação a Distância, Ano XIX, N. 1, abr. 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012193.pdf. Acesso em 05 de janeiro de 2015.
TEXTO 2 - SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos Avançados [online], Instituto de Estudos Avançados na Universidade de São Paulo. 1988, vol. 2, n. 2, p. 46-71. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v2n2/v2n2a07.pdf. Acesso em 05 de janeiro de 2015


CULTURAS JUVENIS

TEXTO 3A - CARRANO, Paulo C. R. & MARTINS, Carlos H. S. A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar. Revista Educação (UFSM), v. 36, n. 1, jan/abr. 2011. 14 p. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/2910/1664
TEXTO 3A - LEÃO, Geraldo. Entre sonhos e projetos de jovens, a escola. In: DAYRELL, Juarez; MOREIRA, Maria Ignez Costa; STENGEL, Márcia (orgs.). Juventudes contemporâneas: um mosaico de possibilidades. Belo Horizonte: Editora da PUCMINAS, 2011. p. 99-115. Disponível em: http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20120704131151.pdf?PHPSESSID=ff5ed73f5caf66dee9ca6bed9c8697cb
TEXTO 3A DAYRELL, Juarez A. Escola como espaço sócio-cultural. In: ______ (org.) Múltiplos Olhares sobre educação e Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996. Acesso em 15 de março de 2011. Disponível em: http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/sec21/chave_artigo.asp?cod_artigo=1068
TEXTO 3A – DAYRELL, Juarez A. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2228100.pdf
TEXTO 3A – FISS, Dóris Maria Luzzardi; BARROS, Rafael D´Ávila. Escola, currículo e identidades juvenis: efeitos de sentidos no discurso de professores. Educação (Porto Alegre, impresso), v. 37, n. 3, p. 369-380, set.-dez. 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/18084/12445
TEXTO 3A – FISS, Dóris Maria Luzzardi; VIEIRA, Lucas Carboni. Juventudes na escola: vozes e significações docentes. Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 14 - n. 3 - set-dez 2014, p. 542-568. Disponível em: http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/5791/pdf_58
TEXTO 3A – FISS, Dóris Maria Luzzardi; VIEIRA, Lucas Carboni. Juventudes na escola: vozes e significações docentes. Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 14 - n. 3 - set-dez 2014, p. 542-568. Disponível em: http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/5791/pdf_58


IDENTIDADES DOCENTES

TEXTO 3B - GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPOLITO, Álvaro Moreira; VIEIRA, Jarbas Santos. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, jan./abr. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n1/a04v31n1.pdf
TEXTO 3B – TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, jan/fev/mar/abr 2000, N. 13, p. 5-24. Disponível em: http://teleduc.unisa.br/~teleduc/cursos/diretorio/apoio_5427_368/TARDIF_Saberes_p rofissionais_dos_professores.pdf
TEXTO 3B – TARDIF, Maurice e RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho na escola. Educação e Sociedade, ano XXI, N. 73, dezembro/2000, p. 209-244. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf
TEXTO 3B – LÜDKE, Menga e BOING, Luiz Alberto. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Educação & Sociedade, vol. 25, n. 89, p. 1159-1180, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22616


VIOLÊNCIA E ESCOLA

TEXTO 3C - SANTOS, José Vicente Tavares dos. A violência na escola: conflitualidade social e ações civilizatórias. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 105-122, jan./jun. 2001. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27857/29629
TEXTO 3C – ZALUAR, Alba e LEAL, Maria Cristina. Violência extra e intramuros. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 16, 45, fevereiro 2001, p. 145-164. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbcsoc/v16n45/4335.pdf
TEXTO 3C – CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam a questão, Sociologias, Porto Alegre, ano 4, n. 8, jul./dez. 2002, p. 432-443. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/n8/n8a16.pdf
TEXTO 3C – ROLIM, Marcos. Justiça restaurativa: para além da punição. In: ______. A Síndrome da Rainha Vermelha: policiamento e segurança pública no século XXI. Zahar, Rio de Janeiro, 2006. (Texto digitalizado)
TEXTO 3C – LEAL, Maria Angélica. A experiência do uso da justiça restaurativa na Escola Dolores Alcaraz Caldas. Centro Universitário Ritter dos Reis, Faculdade de Direito, Porto Alegre, 2012. (Texto digitalizado)


PLANEJAMENTO

TEXTO 4 – FREIRE, Paulo. A dialogicidade – essência da educação como prática de liberdade. In: ______. Pedagogia do oprimido. 21ª. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993. 26 p. (Texto digitalizado
TEXTO 5 – HERNANDEZ, Fernando & VENTURA, Montserrat. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos. In: ______. A organização do conhecimento por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. Ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 61-84. (Texto digitalizado)


Nenhum comentário: