terça-feira, 4 de agosto de 2015

P.P.E. SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E ANÁLISE DE DISCURSO I: INTRODUÇÃO - PPGEDU - 2015.02

O FRIO NA BARRIGA (assumido e não negado)
Primeiro grupo de orientandos. Frio na barriga. 
Sensação tonta de acolhimento, compromisso e solidão. 
Páginas percorridas em bisca de caminhos. 
Itinerários pensados. Descaminhos.
Algumas escolhas feitas. 
Outras à espera de retoques possíveis (e necessários) a serem pensados a partir do grupo nas tardes de quarta-feira.
Por enquanto, partilha de intenções, afetos, propostas e expectativas.  E, também, a partilha de nossa bússola na viagem desse semestre pelos percursos sem contornos regulares ou previsíveis do discurso.


A BÚSSOLA (e a eterna tentativa de controlar o sentido)

12 de agosto
Organização do projeto de dissertação
Modelo de projeto de Dissertação ou Tese disponível no site do PPGLET
ERNST-PEREIRA, Aracy; MUTTI, Regina Maria Varini. O analista de discurso em formação: apontamentos à prática analítica. Educ. Real., Dossiê Língua, discurso e sujeito na educação, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 817-833, set./dez. 2011. Disponível em:

26 de agosto
Posição de sujeito analista de discurso: compromissos e tarefas
MITTMANN, Solange. Discurso e texto: na pista de uma metodologia de análise. Seminário de Estudos em Análise do Discurso (2: 2005: Porto Alegre, RS), Anais do II SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso [recurso eletrônico] – Porto Alegre: UFRGS, 2005. Disponível em: http://www.analisedodiscurso.ufrgs.br/anaisdosead/sead2.html
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 10. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2012. p. 57-92.  

09 de setembro
Itinerários teórico-metodológicos
TASCHETTO, Leonidas Roberto. Ressonâncias de ambivalência e resistência em sala de aula. Educ. Real., Dossiê Língua, discurso e sujeito na educação, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 727-746, set./dez. 2011. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18489

23 de setembro
Itinerários teórico-metodológicos
SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. A dificuldade da matemática no dizer do aluno: ressonâncias de sentido de um discurso. Educ. Real., Dossiê Língua, discurso e sujeito na educação, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 761-779, set./dez. 2011. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18480

07 de outubro
Itinerários teórico-metodológicos
MUTTI, Regina Maria Varini. Indisciplina e discurso pedagógico: efeitos de sentidos diversos em confronto. Educação (PUCRS), Dossiê Educação, pesquisa e linguagem: encontros a atravessamentos, v. 37, n. 3, p. 347-358, set.-dez. 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/18082

21 de outubro
Projeto de dissertação

11 de novembro
Projeto de dissertação

25 de novembro
Projeto de dissertação

Um bom semestre para nós, Eugênia, Marcos e Sandra!






Nenhum comentário: