segunda-feira, 3 de agosto de 2015

S.A. ANÁLISE DE DISCURSO: UMA FORMA DE CONHECIMENTO



Caríssimos parceiros e caríssimas parceiras das tardes de quarta-feira, um semestre de muitas leituras associadas a, talvez, certas perplexidades se aproxima... "Eu já escuto teus sinais", sr. semestre, lembrando "Anunciação" de Alceu Valença. Tenho certeza de que são bons sinais. Tenho certeza de que vamos compor uma obra respingada por boniteza e da qual escoem sentidos de aprendizagens, saberes e afetos.
Mais do que uma ementa que nos avisa o que nos aguarda:
"Estudo aprofundado do referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso Francesa de Michel Pêcheux, com ênfase na abordagem de concepções fundamentais ao trabalho do analista de discurso: sujeito, língua, ideologia, discurso, interdiscurso, intradiscurso, formação discursiva, formação ideológica, formação imaginária. Estabelecimento de diálogo entre Análise de Discurso e Educação. Exploração de efeitos de sentidos de ser professor na contemporaneidade e dos processos de constituição das identidades docentes", 
que este semestre seja um acontecimento para cada um de nós.
Vocês são bem-vindos! Conto com vocês!
E compartilho nosso ROTEIRO AULA A AULA de modo a facilitar a organização de agenda de estudos, de vida, de trabalho de cada um de vocês.
Até 07 de agosto, os materiais estarão disponíveis numa pasta física no PRÓ-CÓPIAS. Alguns textos podem ser obtidos aqui. Foram disponibilizados links que permitem o acesso alguns dos materiais.

19 de agosto
Análise de Discurso – percurso histórico e reconfigurações
SANTOS, Sonia Sueli Berti. Pêcheux. In: OLIVEIRA, Luciano Amaral (org.). Estudos do discurso: perspectivas teóricas. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2013. p. 207-233.

 02 de setembro

Quadro teórico da AD – quadro epistemológico, concepções de história, ideologia, sujeito, sentido, discurso, língua

FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O caráter singular da língua na análise de discurso. Organon – Discurso, língua e memória, Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 17, n. 35, 2003, p. 189-200.


16 de setembro
Quadro teórico da AD – concepções de discurso, interdiscurso, intradiscurso, formação discursiva, formação ideológica, formação imaginária, ideologia, sujeito
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 10. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2012. p. 23-55. 

30 de setembro
Quadro teórico da AD – condições de produção
PÊCHEUX, Michel; Análise automática do discurso. In: GADET, Françoise; HAK, Tony (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 2.ed. Campinas: Unicamp, 1993. p. 75-92.

14 de outubro
Quadro teórico da AD – formação discursiva
COURTINE, Jean-Jacques. O conceito de formação discursiva. In: COURTINE, Jean-Jacques.  Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009. p. 69-98.
ZANDWAIS, Ana. Reconfigurando a noção de FD – deslocamentos produzidos a partir de um contraponto. Leitura, Maceió, Universidade Federal do Alagoas, n. 50, p. 41-59, jul./dez. 2012. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/viewFile/1148/783
LEDOVATO, Luciana; LENZ, Cristiane. O conceito de formação discursiva – múltiplos olhares. Anais do VI SEAD, Porto Alegre, 15 a 18 de outubro de 2013. Disponível em: http://anaisdosead.com.br/6SEAD/PAINEIS/OConceitoDeFormacaoDiscursiva.pdf

04 de novembro
Quadro teórico da AD
PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da Análise Automática do Discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, Françoise; HAK, Tony. (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 2.ed. Campinas: Unicamp, 1993. p.163-187.

 18 de novembro
Quadro teórico da AD
PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre (org.) Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999. p. 49-57

02 de dezembro
Aspectos metodológicos da AD
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 10. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2012. p. 57-92.

 09 de dezembro
Aspectos metodológicos da AD
ELIAS, Carime; FRANCISCO, Deise; FISS, Dóris; GUSTDACK, Felipe. Entre o dizer o fazer: um exercício de análise do discurso. In: LEFFA, Vilson J; PEREIRA, Aracy E. (Orgs.). O ensino da leitura e produção textual: alternativas de renovação. Pelotas: EDUCAT, 1999. p. 109-128. 
FISS, Dóris Maria Luzzardi; BARROS, Rafael D´Ávila. Escola, currículo e identidades juvenis: efeitos de sentido no discurso de professores. Educação (Porto Alegre, impresso), v. 37, n. 3, p. 369-380, set.-dez. 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/18084/12445  
FISS, Dóris Maria Luzzardi; VIEIRA, Lucas Carboni. Juventudes na escola: vozes e significações docentes. Revista Contrapontos - Eletrônica, v.14, n.3, set.-dez. 2014. Disponível em: http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/5791/pdf_58
RUSSO, Ângela. Memórias e saberes: afinal, que dia é hoje? Anais do III Simpósio Internacional sobre AD: emoções, ethos e argumentação, Belo Horizonte, Minas Gerais, 01 a 04 de abril de 2008. Disponível em: http://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artc&cat=16&idart=139
SPIES, Joseane; FISS, Dóris Maria Luzzardi. Identidades docentes, charges e crise do/no magistério: efeitos de sentidos. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.23, n.1, p.100-131, jan./jun. 2015. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5637

16 de dezembro
Aspectos metodológicos da AD
ELIAS, Carime; FRANCISCO, Deise; FISS, Dóris; GUSTDACK, Felipe. Entre o dizer o fazer: um exercício de análise do discurso. In: LEFFA, Vilson J; PEREIRA, Aracy E. (Orgs.). O ensino da leitura e produção textual: alternativas de renovação. Pelotas: EDUCAT, 1999. p. 109-128. 
FISS, Dóris Maria Luzzardi; BARROS, Rafael D´Ávila. Escola, currículo e identidades juvenis: efeitos de sentido no discurso de professores. Educação (Porto Alegre, impresso), v. 37, n. 3, p. 369-380, set.-dez. 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/18084/12445    
FISS, Dóris Maria Luzzardi; VIEIRA, Lucas Carboni. Juventudes na escola: vozes e significações docentes. Revista Contrapontos - Eletrônica, v.14, n.3, set.-dez. 2014. Disponível em: http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/5791/pdf_58 
RUSSO, Ângela. Memórias e saberes: afinal, que dia é hoje? Anais do III Simpósio Internacional sobre AD: emoções, ethos e argumentação, Belo Horizonte, Minas Gerais, 01 a 04 de abril de 2008. Disponível em:  http://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artc&cat=16&idart=139
SPIES, Joseane; FISS, Dóris Maria Luzzardi. Identidades docentes, charges e crise do/no magistério: efeitos de sentidos. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.23, n.1, p.100-131, jan./jun. 2015. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5637
Boas leituras!
Bom semestre!











Nenhum comentário: